domingo, 5 de maio de 2013

A arte milenar, O Origami...

     A origem da palavra advém do japonês ORI (dobrar) e KAMI (papel), que ao juntar se pronúncia "origami". Não há uma data exata do surgimento desta arte milenar, alguns historiadores acreditam que tenha surgido após a invenção do papel, quando o mesmo foi introduzido no Japão por volta dos séculos V e VI, sendo uma decorrência natural da invenção do papel. A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro, nesta utiliza-se vários tipos de dobras diferentes, e podem chegar de formas geometrias simples a desenhos complexos, geralmente o origami começa com um pedaço de papel quadrado (se for um papel colorido, fica mais bonito e vistoso).

A cultura Japonesa...
     As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, o tsuru que simboliza a felicidade, boa sorte e saúde; o sapo significa amor e felicidade; entre outros. As primeiras dobraduras foram criadas quando o estado e a religião eram um só, dessa forma representavam a natureza das cerimônias religiosas. Estes, porém, eram a mistura de origami com kirgami (arte de formar figuras através de recortes de papéis), eram confeccionados com papéis manufaturados unicamente para o uso dos sacerdotes xintoístas. Com a intenção de honrar o espírito das árvores que davam vida ao papel, os sacerdotes xintoístas passaram a pregar regras rígidas para a arte do origami como, por exemplo, não cortar ou colar as folhas.
     Até metade do século XIX, a arte das dobraduras era restrita aos adultos pelo alto custo do papel, porém, em 1876, o origami passou a ser ensinado nas escolas, fazendo parte da educação dos japoneses.
Curiosidade: A técnica do origami é tão importante, que existem tópicos que envolvem a matemática, como por exemplo, para analisar se um objeto pode ser desdobrado depois de feito, fizeram estudos matemáticos para analisar as possibilidades.

Segue alguns Diagramas abaixo, aprenda e utilize esta arte...
O Tsuru (ave sagrada do Japão) Diagrama 01  e Vídeo Vídeo Aula
O Cisne Diagrama 02
A Centopéia Diagrama 03
A Borboleta Diagrama 04
O Coelho Diagrama 05
O Pavão Diagrama 06
A Vaca Diagrama 07
O Rato Diagrama 08
O Macaco Diagrama 09
A Baleia Diagrama 10
A Rosa Diagrama 11
A Flor de Íris Diagrama 12
O Boneco de Neve Diagrama 13
O Barco à Vela Diagrama 14
Clássicos, lembrança da infância heim...
O Avião Diagrama 15
O Barco Diagrama 16
O Rosto de Cachorro Diagrama 17
...encontre muito mais opções AQUI...
Imagens:
 
 
 
     
 
 
   
 Alguns origamis mais trabalhosos:
Veja:
...encotre outros em: http://origami.bluepop.us/ e http://stranamasterov.ru/

Mais sites sugeridos sobre o assunto: http://dobraduraorigami.blogspot.com.br/; http://origami.em.blog.br/; http://www.origami-instructions.com/; http://superorigami.com/; http://www.ultimateorigami.net/;

 Créditos: http://www.comofazerorigami.com.br/, http://en.origami-club.com/ e Eliene Percília
(Equipe Brasil Escola.com)


Acompanhe a segunda parte em: Papel de gênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário